A importância de ouvir as necessidades do seu cliente
- duvonblog
- 4 de jul.
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Entender as necessidades do cliente é primordial em um universo B2B, no entanto, isso não significa apenas garantir uma boa venda. A empresa precisa conhecer profundamente os desafios, dores e quais são os objetivos da sua clientela, considerando que cada empresa é única, para que possa oferecer não apenas solução, mas uma verdadeira experiência de compra.

Isso porque ao reconhecer a dor do seu cliente, é possível construir uma parceria duradoura, baseada em confiança, empatia e entrega de valor real. Mas você pode estar se perguntando: como fazer? É exatamente sobre isso que vamos abordar ao longo deste artigo.
Por trás de todo negócio existe uma pessoa
Em um mercado cada vez mais automatizado, o contato humano, que é atencioso, ágil e personalizado, faz toda a diferença. De acordo com um estudo da Salesforce, 89% dos clientes declaram que tão importante quanto os produtos e serviços comercializados, é a experiência que a marca possibilita. Eles acreditam que um fator essencial para isso é ser tratado como uma pessoa e não apenas como um número, por isso, esperam que a empresa antecipe o seu problema e informe que ele já foi solucionado.
Um atendimento humanizado, que escuta de verdade e propõe soluções sob medida, mostra ao cliente que ele não é apenas mais um dentro da empresa. Ele é prioridade. Esse método valoriza a empatia e fortalece o relacionamento com ele desde o primeiro contato.
Com isso, a experiência entre empresa e cliente ganha fluidez, especialmente quando o atendimento é feito por meio de suas preferências individuais. Em seguida, o método eleva a percepção de valor e atenção, resultando em uma fidelização ao criar laços de confiança.
Até porque, cerca de 39% dos consumidores preferem o atendimento humano e relutam em engajar-se com sistemas automatizados, segundo pesquisa da Hibou.
As empresas que se destacam no mercado B2B são aquelas que criam conexões genuínas, investem em relacionamento, entendem o contexto de cada cliente e são proativas na entrega de soluções que realmente gerem impacto.
Como implementar um atendimento humanizado na sua empresa
Como citamos ao longo do texto, aplicar um atendimento humanizado nas empresas B2B é uma forma estratégica de fortalecer laços e fidelizar clientes, resultando em um ciclo de venda com mais valor. Especialmente pelo fato de que são pessoas que negociam, compram e tomam decisões, por isso, é importante criar conexões com elas.
Para tanto:
Conheça profundamente o cliente – Entender o segmento que ele atua, os seus desafios, metas e dores específicas é o primeiro passo para um bom atendimento. Tenha em mente que os clientes não são iguais, por isso a necessidade de personalizar a abordagem que demonstre interesse genuíno e que agregue valor à relação.
Comunicação empática e clara – Use uma linguagem que se aproxime do cliente, que seja objetiva e respeitosa. A escuta ativa é imprescindível para este método, além de não interromper o cliente, demonstre real disposição em ajudá-lo. Tente não usar tantos termos técnicos durante o diálogo, se não forem necessários.
Relacionamento próximo e constante – Um erro muito comum em atendimentos falhos é manter o contato apenas para vender. Uma assistência humanizada tem um processo de acompanhamento do cliente mesmo fora do momento da compra, por isso é fundamental oferecer um suporte proativo pós-compra ou solução contratada.
Treinamento da equipe de atendimento e vendas – Não basta a empresa ter como meta um atendimento humanizado se a equipe não está preparada para tal. Invista em treinamentos para desenvolver empatia, escuta ativa, resolução de problemas e inteligência emocional. Profissionais preparados são fundamentais nesse processo.
Flexibilidade e escuta ativa para soluções sob medida – Clientes B2B valorizam soluções adaptadas às suas realidades. Quando se aplica um atendimento humanizado e preocupado em atender as necessidades da clientela, a empresa busca formas de suprir a demanda sem impor um padrão único e engessado. A dor do cliente será sua solução.
Feedbacks como oportunidade de melhoria – Ouvir críticas e sugestões é um ponto alto de maturidade para uma empresa que quer mostrar comprometimento com a melhoria contínua, além de reforçar o vínculo de confiança. Portanto, estimule e valorize o retorno dos clientes.
Pós-venda estratégico e humano – É importante entender que o atendimento não encerra com a entrega do produto ou serviço. Um pós-venda atento, que busca garantir a satisfação e continuidade da parceria, é essencial no B2B.
Atendimento humanizado está no DNA da Duvon
Proporcionar a melhor experiência durante todo o processo de negociação até a entrega do produto é um dos diferenciais da Duvon, empresa que está há mais de 30 anos no mercado de tintas, desenvolvendo soluções a partir das necessidades do cliente. Nós entendemos a importância de oferecer um atendimento mais humanizado, dando suporte e agilidade, corroborando o comprometimento de garantir a satisfação desde o primeiro contato até a finalização da venda.
Com esses valores, nos tornamos um dos principais fabricantes nacionais de soluções de revestimento UV com o objetivo de aprimorar as superfícies de diversas maneiras. Nos destacamos por focar nosso trabalho em satisfazer os nossos clientes, independente da complexidade da demanda.
Atualmente trabalhamos em três frentes, sendo a Linha UV Coating, Linha Industrial Coating e Linha Automotiva. Vamos falar um pouco mais a seguir sobre cada uma.
A Linha UV Coating é voltada para revestimentos em embalagens plásticas, metálicas, entre outras diversas necessidades dos clientes. A linha produtiva conta com tecnologia de alta secagem.
Os produtos são:
• Verniz Base e Top UV para metalização incolor e pigmentado
• Verniz UV brilhante, fosco e acetinado
• Esmaltes UV pigmentado, liso e com efeitos
• Intercoat e promotores de adesão para substratos difíceis
A Linha Industrial Coating com revestimentos para vidros, estruturas metálicas, madeira, entre outras com o produto esmalte e verniz liso e com efeito.
A Linha Automotiva conta com revestimentos de componentes internos e com nova tecnologia para revestimentos externos produzidas com desenvolvimento de ponta.
Os produtos são:
• Promotor de adesão, primer 1K/2K, condutivo
• Base coat/ esmalte liso e com efeitos
• Verniz fosco, acetinado, brilhante (Tixo)
Em todas as frentes de trabalho, priorizamos o compromisso de estar ao lado dos nossos clientes, buscando atender suas necessidades, oferecendo as melhores soluções em tempo hábil, sem perder a qualidade. Afinal, o sucesso deles, é o nosso sucesso.
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